Quinta do Arneiro

  Idioma
Produzimos biológico com amor
Bem vindo
 
0 items    0,00 €
Arneiro
Certificação


Todos os produtos são biológicos e certificados?
Sim, os produtos são todos provenientes de produção biológica certificada.
O nosso objetivo é que a maior parte dos produtos que vão no cabaz sejam da nossa horta, mas como não os podemos produzir a todos (porque não temos terra ou clima para que cresçam com qualidade ou simplesmente porque não temos capacidade para dar atenção a mais produtos), para todos os que não são produzidos por nós, tentamos encontrar produtores nacionais.
Neste momento, trabalhamos com vários e conhecemo-los a todos pelo nome. É muito importante para nós termos bons fornecedores, que gostem de trabalhar connosco e, para isso, é essencial que cumpramos prazos. Para nós conseguirmos cumprir prazos é essencial que os nossos clientes os cumpram também.

A certificadora da Quinta do Arneiro é a SATIVA. Todos os nossos fornecedores são igualmente certificados.

Pode haver alguma exceção?
Pode, mas sempre que assim seja será assinalado na ficha do produto. 

E como é que eu tenho a certeza absoluta de que é verdade e que todos estes produtos são mesmo produzidos respeitando essas regras?
Do mesmo modo que podemos ter a certeza do que nos dizem em todas as outras áreas de atividade. A palavra-chave é confiar.

Mas aqueles produtos que são cultivados por pequenos agricultores também são biológicos?

Não. Muita gente confunde produção biológica com produção feita por pequenos agricultores ou de modo artesanal. O termo biológico só pode ser utilizado em produções sujeitas a controlos regulares e tem que seguir regras muito estritas. Produção biológica é, antes de mais, uma produção feita sem recurso a químicos e é mesmo essa a principal e a mais importante característica que a diferencia. É também feita de modo profissional, respeitando as regras constantes do regulamento comunitário para a Agricultura Biológica: Regulamentos (CE) nº 834/2007 e 889/2008 e suas alterações.


São todos portugueses?
Os produtos portugueses são sempre a nossa primeira opção. E não só agora em que a época assim o exige, mas é um princípio pelo qual nos regemos desde o início. Quando começámos, era nossa intenção não comprar produtos importados, o que na prática se tornou impossível. A produção em Portugal é muito deficitária, aliás como acontece também na agricultura convencional e, infelizmente, chega uma altura do ano em que não há batatas, cebolas, cenouras…  E como é possível fazer cabazes semanais sem incluir esses produtos?

E se eu quiser optar sempre por produtos portugueses?
Basta que, ao fazer a sua encomenda, veja na ficha de cada artigo qual é a sua proveniência e que faça a sua escolha mediante esse critério. No Verão é muito fácil, durante o tempo mais frio vai ser mais difícil, mas não é impossível!

Porque juntámos produtos de mercearia na nossa loja?
Mercearia da Quinta
Quando começámos a produzir, deparámo-nos com excedentes inevitáveis em picos de produção. Começámos por comprar uns porcos para comerem os excedentes, mas se há produtos como a courgette que não tem grande margem de transformação, há outros (como o tomate ou os morangos) que achamos que era um desperdício não aproveitarmos para transformar. Então, resolvemos licenciar a cozinha da Quinta e começar a fazer alguns transformados. Depois surgiram mais uns e outros. E são estes os produtos que podem encontrar na Mercearia da Quinta.
 
Mercearia
Mas porque não podemos viver só de frutas e legumes e porque sabemos que o acesso a produtos de mercearia biológicos ainda não é fácil, começámos por produtos básicos tais como ovos, farinhas, leguminosas, etc. mas a nossa intenção é ir aumentando a nossa oferta com outos produtos.

Certificado válido até 30-06-2018


Blog da Quinta do Arneiro
Facebook
love everyday, what you do and who you are, you are what you do
Certificado SATIVA